domingo, 19 de outubro de 2008

Movimentos Terrestres;

Movimentos Terrestres
Antes de mais nada, o planeta Terra só possui um movimento, o seu próprio. Este movimento pode ser, todavia, subdividido em suas diversas componentes. Ademais, não é possível falar do movimento da Terra como um movimento absoluto. É necessário antes fixar um referencial, isto é, um ponto fixo com relação ao qual o movimento em questão possa ser descrito. Os movimentos normalmente considerados, são na verdade as componentes do movimento terrestre tomando o Sol como referencial, ou seja:
Com uma massa de 5,975 x 1024 kg, a Terra está animada de catorze movimentos distintos:

1- A rotação completa demora exactamente 23h 56min 04s; os restantes 3min 56s são acrescentados para compensar o movimento de translação, para que o Sol no seu movimento aparente passe pelo meridiano do lugar. O plano equatorial faz com o plano da órbita um ângulo de 23º 27´. É o movimento de rotação que origina a sucessão dos dias e das noites. A velocidade de rotação tem o seu valor máximo no equador (460 m.s-1) e é nula nos pólos. Sabe-se actualmente que o movimento de rotação não é rigorosamente constante e para investigações de alta precisão adopta-se o tempo das efemérides.

2- A translação completa demora 365,25 dias. Como o seu movimento não é rigorosamente circular, a velocidade de translação também não é constante, mas o seu valor médio é de 30 km.s-1. O movimento de translação, conjugado com a inclinação do eixo de rotação sobre o plano da órbita, dá lugar às diferentes estações do ano.

3- A recessão dos equinócios é um movimento periódico do eixo de rotação, um movimento de precessão,com um período de 26.000 anos. O eixo, nesse movimento, descreve uma superfície cónica com uma amplitude de 47º.

4- A nutação é um movimento oscilatório periódico do eixo de rotação, mas agora com a amplitude de 18" e um período de 18,6 anos, sendo causada pela atracção da Lua.

5- A rotação da linha das áspides, linha que une os centros de massa da Terra e da Lua, em duas posições da Lua relativamente à Terra, em meio período do movimento de translação da Lua em torno da Terra, no sentido horário, e que é resultante da acção conjunta de todos os outros planetas do sistema solar.

6- A variação da obliquidade da eclíptica em cerca de 0,48" por ano é outro dos fenómenos periódicos.

7- As perturbações que afastam a Terra da sua órbita elíptica são devidas à variação das distâncias que a separam dos outros planetas, originando assim variações nas acções atractivas dos mesmos.

8- A variação da excentricidade da órbita terrestre, num período de 80.000 anos, é devida, também, à acção planetária sobre a massa da Terra. Na nossa época a excentricidade está a diminuir e assim continuará até atingir um valor quase nulo, após o qual aumentará. Esse valor mínimo será atingido dentro de 24.000 anos.

9- Movimento mensal em torno do sistema Terra-Lua. Devido à maior massa da Terra, o centro de massa do sistema está 80 vezes mais próximo da Terra do que da Lua. Esse ponto move-se em círculo.

10- O movimento dos pólos à superfície da Terra é uma variação da latitude dos diferentes lugares da Terra, oscilando os pólos em torno de uma posição média, da qual não se afastam mais de 15 metros. Este movimento resulta do facto de o eixo de rotação não coincidir com o eixo de simetria.

11- O efeito das marés da crusta terrestre corresponde a deformações periódicas na parte sólida do planeta, devidas à influência das forças gravíticas do Sol e da Lua.

12- O deslocamento do centro de massa do Sistema Solar. Como as posições dos planetas variam continuamente, o centro de massa do Sistema Solar, em torno do qual a Terra gira, varia também.

13- Deslocamento da Terra para o ápex, acompanhando o Sol no seu movimento. O Sol dirige-se em direcção à constelação de Hércules, próximo da estrela Vega da Lira, com uma velocidade de 20 km.s-1. Com ela todos os outros planetas são arrastados.

14- Movimento de rotação em torno da nossa Galáxia, a Via Láctea. O Sol, e com ele a Terra e os restantes planetas, gira num período de 200 milhões de anos e com uma velocidade de 250Km.s-1, em torno do centro da Galáxia.

Nenhum comentário: